quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Pesquisa para Espíritas [1/5]

Pesquisa para Espíritas - Resumo
Lançada em 25 de junho de 2015 e encerrada em 31 de julho de 2015.


Modelo do formulário utilizado
Esta pesquisa objetiva ajudar nos trabalhos de divulgação interna do espiritismo. Ela é importante para identificar e direcionar ações de comunicação para o público espírita. Este questionário não possui respostas certas e erradas, a função dele é retratar os diferentes entendimentos. Os resultados serão disponibilizados no blog: http://franzolim.blogspot.com.br/ e em outros sites espíritas.
Duração da pesquisa: 15 minutos. Encerramento da pesquisa: 31 de julho de 2015.

*Obrigatório

Dados de qualificação
1. Sexo *
Masculino, Feminino.
2. Qual a sua idade? *
3. Quantos anos você é espírita? *
4. Seu endereço de e-mail
- anote apenas se quiser receber os resultados desta pesquisa por e-mail
5. Formação escolar: *
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Ensino Superior
Pós, especialização, mestrado ou doutorado
6. Cidade onde mora *
7. Estado onde mora. *

Questões da pesquisa
8. Você é frequentador de um Centro Espirita? *
Sim, Não.
9. Você trabalha em um Centro Espirita? *
- ajuda em alguma atividade regular ou esporádica
 Sim, Não.
10. Quantos anos você trabalha em Centro Espírita?
11. Qual sua atividade no Centro Espírita?
Palestrante ou Instrutor de cursos
Dirigente com cargo definido
Recepção ou Atendimento Fraterno
Médium de Passes, Psicografia ou Psicofonia
Biblioteca ou Livraria
Lanchonete ou Cozinha
Apoio em atividades de comunicação
Apoio em atividades administrativas
Apoio em atividades sociais
Outra:
12. Gostaria de mudar de atividade?
Sim, Não, Não sei.
13. Desenvolve atividades espíritas fora do Centro: *
Individualmente
Junto à instituição social espírita
Junto à entidade federativa
Junto à entidade espírita especializada
Não desenvolvo
Desenvolvo em mais de um item.
14. Fez algum curso completo de Espiritismo?       
Sim, Não.
15. Pretende fazer um novo curso/estudo?
Sim, Não.
16. Sobre o Estudo do Evangelho no Lar, faz regularmente?
Sim, Não.
17. Sobre o Estudo do Evangelho no Lar, pretende fazer?
Sim, Não.
18. Indique sua religião ou doutrina anterior: *
Adventista
Batista
Católica
Espírita
Evangélica
Messiânica
Metodista
Mórmons
Presbiteriana
Sem religião
Umbanda
Outra
19. Indique a religião ou doutrina preponderante em sua família: *
Adventista
Batista
Católica
Espírita
Evangélica
Messiânica
Metodista
Mórmons
Presbiteriana
Sem religião
Umbanda
Outra
20. Você considera que a aceitação das ideias espíritas na sociedade está: *
Estagnada ou diminuindo
Estagnada ou evoluindo vagarosamente
Evoluindo razoavelmente
Evoluindo aceleradamente
21. Na sua percepção, quanto a maioria dos espíritas conhece o Espiritismo: *
Apenas os princípios morais ou evangélicos
Conhecimento básico
Conhecimento mediano
Conhecimento avançado
22. Você concorda com todas as explicações espíritas? *
Sim, todas, Não concordo com algumas, Não concordo com várias.
23. Você acha que no futuro poderá vir a mudar de religião/doutrina? *
Não, Pode ser, Não sei.
24. O que você acha da atuação da FEB - Federação Espírita Brasileira?
- considere as possibilidades de atuação e o que realmente faz.
Ótima, Boa, Razoável, Ruim.
25. O que você acha da atuação da Entidade Federativa do seu Estado?
- considere as possibilidades de atuação e o que realmente faz.
Ótima, Boa, Razoável, Ruim.
26. O que você acha da atuação do Centro Espírita que participa?
- considere seu potencial, as atividades desenvolvidas e a forma de realização.
Ótima, Boa, Razoável, Ruim.
27. Como você entende o espiritismo? *
Como ciência
Como filosofia e religião
Como ciência, filosofia e religião
Como ciência e filosofia com consequências morais
Como filosofia com consequências morais
Outro:
28. Conhece a tese de Roustaing sobre o corpo fluídico de Jesus? *
Sim, Não.
29. Acredita serem corretos os relatos de André Luiz sobre as colônias espirituais, como o Nosso Lar? *
Sim, Não, Não sei.
30. O que você acha da afirmação: Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho? *
Concordo totalmente, Concordo parcialmente, Nem concordo, nem discordo, Discordo.
31. Acha que existe uma grande probabilidade de o Chico Xavier ter sido Allan Kardec? *
Sim, Não, Não sei.
32. Entende que na lei de causa e efeito todos irão passar pelo sofrimento que impuseram a outros? *
Sim, Não, Não sei.
33. Jesus teve uma evolução reta, sem grandes erros?       
Sim, Não, Não sei.
34. Jesus foi médium de um espírito mais elevado ou de Deus?      
Sim, Não, Não sei.
35.Jesus foi o "Espírito de Verdade" que auxiliou Kardec?  
Sim, Não, Não sei.
36. Assinale duas atividades de maior importância nos Centros: *
Tratamento espiritual
Divulgação do Espiritismo
Passes
Atendimento fraterno
Assistência/Promoção social
Estudo
Desenvolvimento mediúnico
Outro:
37. Assinale três principais aspectos que fundamentam e diferenciam a Doutrina Espirita: *
lei de causa e efeito
reencarnação
Jesus é o guia e modelo da humanidade
lei de evolução
sobrevivência após a morte
conceito sobre Deus
comunicação com os espíritos
livre arbítrio
prática da caridade
conhecimento evangélico
Outro:
38. Marque os livros de Kardec que você já leu integralmente: *
O Livro dos Espíritos
O Céu e o Inferno
O Espiritismo em sua expressão mais simples
A Gênese
O Evangelho Segundo o Espiritismo
O que é o Espiritismo
Viagem Espírita de 1862
Revista Espírita (12 volumes)
Obras Póstumas
O Livro dos Médiuns
39. Assina alguma revista ou jornal?          
Sim, Não.
40. Acompanha algum portal, site, blog ou rede social?      
Sim, Não.

Outras matérias relacionadas neste blog:
Pesquisa para Espíritas [1/5]
Como foi fazer a Pesquisa para Espíritas [2/5]
Resultados da Pesquisa para Espíritas de 2015 [3/5]
Grupos identificados na Pesquisa para Espíritas [4/5]

Tabulação dos dados da Pesquisa Espírita 2015 [5/5]

Como foi fazer a Pesquisa para Espíritas [2/5]

Início e desenvolvimento
Há tempos eu alimentava a intenção de fazer uma pesquisa para espíritas com cobertura nacional.
Tive oportunidade de aplicar algumas pesquisas em instituições espíritas para análise do público, das reuniões públicas e de clima para planejamento estratégico. Os resultados sempre foram muito úteis para as decisões de gestão.

Levando em conta esses resultados idealizei a Pesquisa para Espíritas solicitando ajuda para seis espíritas experientes na doutrina e no movimento que passaram suas sugestões e preocupações que ajudaram muito na formatação final.


Sobre a pesquisa
Inicialmente ficou demasiadamente longa em razão do desejo de perguntar sobre muitos temas. Após os cortes, a pesquisa ficou com 40 questões, ainda assim longa, embora demandasse 15 minutos para preenchê-la.
Aprendi a usar os modelos de formulários eletrônicos da Internet e com o suporte de um amigo construí a pesquisa especificamente para ser preenchida  em celulares, tablets e computadores. Com essa decisão deixei de lado parte do público que não tem familiaridade com essa tecnologia.

O esforço de divulgação
O trabalho de divulgar a pesquisa e convidar as pessoas para responderem e enviarem para os espíritas de sua relação foi baseado no envio de e-mail para 2500 endereços Centros Espíritas de todo o Brasil, mais 1500 e-mails para espíritas, com maior concentração no estado de São Paulo.
Publiquei convites para responder a pesquisa no Facebook e em dez grupos espíritas que somados atingiriam algo em torno de 16 mil pessoas.
Todo esse esforço para alcançar cerca de 20 mil pessoas e obter pouco mais de 5% de adesões.
Logo de início reparei que não havia registros dos estados de Roraima, Maranhão, Tocantins e Amapá. Por meio da rede social busquei cerca 50 pessoas e grupos nesses estados. Enviei e-mails e mensagens solicitando ajuda, inclusive para as federativas, mas essa ação não resultou em nenhuma adesão.

Amostra obtida
As respostas válidas da pesquisa totalizaram 1204 na data do seu encerramento em 31/07/2015 originárias de 23 estados e 232 cidades. A distribuição pelos estados está proporcional à quantidade de espíritas de cada estado, com exceção dos estados de Amapá, Roraima, Tocantins e Maranhão que não teve adesões.
O método de amostragem é considerado não-probabilístico e por conveniência, pois foram considerados somente os espíritas que decidiram participar espontaneamente da pesquisa. Embora a amostra seja representativa quantitativamente e pelos estados e cidades abrangidas, devemos ter cautela para inferir sobre a população de espíritas no Brasil. A rigor, essa inferência somente seria aceita em uma pesquisa probabilística, o que demandaria muitos recursos financeiros e humanos. Talvez por isso que não tenha sido realizada até agora.

Os resultados inéditos no país são válidos e podem ser utilizados para auxiliarem as ações comunicativas internas e a gestão das instituições. Tecnicamente devem ser considerados como um ensaio, um pré-teste para uma pesquisa profissional que poderia ser empreendida com o apoio de uma instituição especializada e da Mocidade Espírita para a sua aplicação.

Outras matérias relacionadas neste blog:
Pesquisa para Espíritas [1/5]
Como foi fazer a Pesquisa para Espíritas [2/5]
Resultados da Pesquisa para Espíritas de 2015 [3/5]
Grupos identificados na Pesquisa para Espíritas [4/5]
Tabulação dos dados da Pesquisa Espírita 2015 [5/5]

Resultados da Pesquisa para Espíritas de 2015 [3/5]

Pesquisa para Espíritas - Resumo
Lançada em 25 de junho de 2015 e encerrada em 31 de julho de 2015.
Elaborada com 40 questões, sendo sete questões de qualificação.
Utilizado o formulário eletrônico do Google.
A população alvo foram os espíritas estimados em 2% da população brasileira.

A amostra obtida foram 1204 respostas válidas provenientes de 23 estados brasileiros, com maior concentração em SP e ausência do Amapá, Maranhão, Tocantins e Roraima.

As diferenças dos sexos
As mulheres representam 52,3% e os homens 47,7%. O sexo feminino estuda um pouco mais com 40,3% de Ensino Superior contra 38,3% dos homens e 41,6% de Pós Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado, contra 40,6% do sexo oposto.
Elas, contudo, não trabalham como voluntárias nas casas espiritas tanto como os homens: 77,9% versus 82,2% dos homens e, quando trabalham 9,7% desejam mudar de atividade contra 6,6%.dos homens.
50,5% delas desenvolvem outras atividades espíritas fora do Centro Espírita e 60,6% mantém mais atividades desse tipo.
Apenas 19,2% assinam jornais e revistas espíritas, menos que os homens que possuem 27,5%. Em contra partida, elas navegam mais por portais e grupos espíritas nas redes sociais 80,2% contra 77,9%.
As mulheres (78,6%) fizeram ou estão fazendo cursos espíritas e os homens 76,3%.

Livros da Codificação
Os livros de Kardec mais lidos por ambos os sexos são: O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Livro dos Espíritos e O Livro dos Médiuns. As mulheres leram menos que os homens as obras: O que é o Espiritismo
O Céu e o Inferno, A Gênese, Obras Póstumas, Viagem Espírita de 1862, O Espiritismo em sua expressão mais simples, Revista Espírita (12 volumes). Apenas 4,2% leram todas as obras, sendo que 69,7% possuem de 10 a 40 anos como espíritas, o que daria para ler todos os livros de Kardec. As obras do codificador menos lidas são: O Espiritismo em sua expressão mais simples, Viagem Espírita de 1862 e Revista Espírita (12 volumes).

Aceitação das Ideias espíritas na Sociedade
A maioria entende que estão “Evoluindo razoavelmente”. Os homens são mais pessimistas com 24,7% achando que estão “Estagnadas ou diminuindo” e “Estagnadas ou evoluindo vagarosamente”.


O conhecimento da doutrina pelos espíritas
Todos acreditam que os espíritas possuem “Conhecimento básico” (57,0% mulheres e 71,7% homens) e “Conhecimento mediano” (24,8% mulheres e 28,3% homens).


Concordância com a doutrina
Ambos os sexos concordam integralmente com o conhecimento espírita (62%). Aqueles que não concordam com alguns pontos ou não concordam com vários aspectos representam 37%.

O Espiritismo é Religião ou uma doutrina com consequências morais?
A maioria (67%) entende que a Doutrina é Religião e apenas 30,3% pensam que ela tenha consequências morais. O público feminino que considera religião é maior que dos homens: 71% e 62,7%.

Atuação da FEB, das federativas e dos Centros Espíritas
De modo geral, o público considera que a atuação da FEB está entre Boa e Ótima: 68,6%. O sexo feminino contribui com 74,6% nessa avaliação e o masculino com 62%. Na estratificação segundo a formação escolar encontramos índice de aprovação decrescente quanto maior a escolaridade: 89% no Ensino Fundamental, 74% no Ensino Médio, 66%  no Superior e 68% na Pós, Especialização, Mestrado e Doutorado.
As federativas ganharam avaliação um pouco mais baixa que a FEB, com 63% entre Boa e Ótima. Novamente são as mulheres que atribuem maior nota: 67,8% contra 57,7% dos homens. Novamente também as notas vão abaixando à medida que cresce a escolaridade: 77,8% no Ensino Fundamental, 68,2% no Ensino Médio, 61,2%  no Superior e 61,8% na Pós, Especialização, Mestrado e Doutorado.
Com os Centros Espíritas o índice de aprovação é o maior: 80,6% com notas entre Boa e Ótima. Mais uma vez o público feminino contribui para essa avaliação com 82,4% e os homens 78,7%. Aplicando a escolaridade podemos constatar que a aprovação quanto a atuação do Centro Espírita é maior na Pós graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado (82,6%), passando para 79,7% no Superior, 80,2% no Ensino Médio e 55,6% no Fundamental.





Chico Xavier teria sido a reencarnação de Kardec?
A maioria optou pela resposta negativa: 43,4%, contra 19,9% que concordaram. Entretanto, o número de indecisos que optaram por “Não sei” é elevado: 36,8%. As mulheres acreditam mais com 21,7% versus 17,8% dos homens. Com o filtro da escolaridade podemos perceber que essa crença diminui à medida que aumenta a escolaridade passando de 28,9% entre os Ensinos Fundamental e Médio, contra 17,6% do Ensino Superior e acima.

Entende que na lei de causa e efeito todos irão passar pelo sofrimento que impuseram a outros?
Mais da metade das pessoas optaram pela resposta afirmativa: 59,4%. Apenas 4,3% preferiram a resposta “Não sei”. O sexo feminino lidera na aceitação dessa afirmação com 67,8% e os homens com 50,2%.
O grau de estudo parece interferir nesse julgamento cuja aceitação vai diminuindo enquanto a formação escolar aumenta: Ensino Fundamental: 72%, Ensino Médio: 67%, Ensino Superior: 60% e Pós Graduação e acima: 55%.

Questões sobre Jesus
Em todas as três questões o sexo feminino tem um indicador maior de aceitação do que o masculino. Quem tem a escolaridade de Ensinos Fundamental e Médio registraram maior aceitação do que quem estudou o Ensino Superior ou acima.
As notas “Sim”, “Não Sei” e Não” foram respectivamente: Jesus teve uma evolução reta, sem grandes erros? (42,3% - 21,2% - 36,5%), Jesus foi médium de um espírito mais elevado ou de Deus? (39,8% - 21,7% - 38,5%) e Jesus foi o "Espírito de Verdade" que auxiliou Kardec? (49,1% - 28,4% - 22,5%).

Conhecimento dos espíritas sobre Jean-Baptiste Roustaing
Um pouco mais da metade dos espíritas não conhecem a tese de Roustaing sobre o corpo fluídico de Jesus (57%). As mulheres possuem maior desconhecimento com 67%. Nos níveis de Ensino Fundamental e Médio a falta de conhecimento é de 62% contra 56% nos Ensino Superior e acima.

A maioria dos espíritas concorda com André Luiz
85,9% acreditam serem corretos os relatos de André Luiz sobre as colônias espirituais, como o Nosso Lar. Nesse quesito, as mulheres somaram 87,8% versus 83,8% dos homens. Nos Ensinos Fundamental e Médio foram 87,7% e nos Ensinos Superior e acima 85,4%.

Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho
73,3% dos espíritas concordam parcial ou totalmente com essa afirmação. As mulheres são 74,6% e os homens 72%. Quanto maior é o grau de estudo, menor é a aceitação dessa afirmação: 83%, 77%, 71% e 74%.

Religião anterior dos espíritas
O catolicismo foi a religião anterior de 64,5% dos espíritas, seguida pelo próprio Espiritismo (18%) e Sem Religião (10%). Sobre a possibilidade de vir a mudar de religião, 84,1% das mulheres disseram “não” e os homens 81,7%.

Quantidade de atividades no Centro Espírita
Quase um terço dos espíritas é voluntário no Centro Espírita em uma atividade (28,3%). Mais da metade (53,9%) trabalham entre duas a cinco atividades diferentes. Os homens mais que as mulheres: 58,5% contra 49,7%. Uma minoria pode estar esgota atuando entre 6 a 9 atividades diferentes (5,6%).

Idade dos Espíritas
Pouco mais da metade (54,1%) estão entre 40 e 59 anos. Acima disso 16,2% e abaixo até 16 anos 29,7%.

Anos como espírita
Apenas 6,4% assinalaram entre zero e quatro anos. Isso deve significar que a entrada de novas pessoas na doutrina está muito lenta. A maior concentração está entre 15 e 29 anos, com 38,3%. Entre 5 a 14 anos somam 21,5%. Com 30 anos e acima totalizam 33,8%.


Quantos anos os espíritas trabalham no Centro Espírita?
Ente zero a 9 anos totalizam 32,5%, entre 10 a 24 anos 31,1% e acima de 25 anos 20,3%, sendo que 194 pessoas não responderam.

Qual sua atividade no Centro Espírita?
As duas atividades mais citadas em conjunto com outras foram: Palestrante ou Instrutor de cursos (47,5%) e Médium de Passes, Psicografia ou Psicofonia (44,6%). As demais atividades foram:
Apoio em atividades sociais (28,1%), Dirigente com cargo definido (26,3%), Recepção ou Atendimento Fraterno (22,0%), Apoio em atividades administrativas (21,7%), Apoio em atividades de comunicação (17,2%), Biblioteca ou Livraria (8,9%), Lanchonete ou Cozinha           (3,0%), Outras atividades (13,4%).
Os homens estão mais engajados como Palestrantes (58% contra 42%), Dirigentes (62% contra 38%).
As mulheres são a maioria em Atividades Sociais (53% contra 47%), Atividades de Comunicação (54% contra 46%) e Atendimento Fraterno (55% contra 45%)

Gostaria de mudar de atividade?
As mulheres gostaria de mudar de atividade um pouco mais do que os homens: 9,7% contra 6,6%.

Desenvolve atividades espíritas fora do Centro
O público feminino desenvolve menos atividades fora da casa espírita do que os homens: 50% versus 60%.

Fez algum curso completo de Espiritismo ou pretende fazer
As mulheres estudam mais espiritismo que os homens (78,6% contra 76,3%) e também possuem maior pretensão de continuar estudando: (93% contra 83,1%).

Sobre o Estudo do Evangelho no Lar, faz regularmente? Pretende
O público feminino faz mais o Evangelho do que o masculino: (71% contra 65%) e também tem o maior índice dos que pretendem fazer: (91% contra 83%).


Quanto à maioria dos espíritas conhece o Espiritismo
Para as mulheres, são 57% dos espíritas que possuem Conhecimento Básico, e para os homens são 54,2%. Com Conhecimento Mediano são 24,8% pelas mulheres e 21,4% pelos homens.

Poderá vir a mudar de religião/doutrina
Os homens que assinalaram as respostas “Não sei” e “Pode ser” totalizam 18,3% versus 15,9% das mulheres. Com a resposta “Não” temos 84,1% das mulheres e 81,7% dos homens.

Duas atividades de maior importância nos Centros
Isoladamente a alternativa “Estudo” lidera com folga (66%). Em segundo lugar aparecem empatadas “Divulgação do Espiritismo” e “Atendimento Fraterno” (33,5%). Vale citar que o item “Evangelização” não foi oferecido como alternativa, mas mesmo assim tivemos 3% de registros. Os dois itens juntos: Estudo, Divulgação do Espiritismo lideram com 18,5%. Estudo, Atendimento fraterno aparecem em segundo lugar com 17,2%.

Três principais aspectos que fundamentam e diferenciam a Doutrina
Na apuração dos itens isolados, Reencarnação possui liderança absoluta com 70,5%. Em segundo lugar aparece Lei de Causa e Efeito com 49,2% e Comunicação com os Espíritos (37,4%).
Na apuração em conjunto tivemos muitas combinações entre as dez alternativas oferecidas, sendo que as opções mais escolhidas foram: reencarnação, comunicação com os espíritos, lei de causa e efeito (6,8%), reencarnação, sobrevivência após a morte, comunicação com os espíritos (6,1%) e reencarnação, lei de evolução, lei de causa e efeito (5,8%).

Assina alguma revista ou jornal ou acompanha algum site, portal, blog

Apenas 19,2% das mulheres assinam algum órgão de imprensa contra 27,5% dos homens. De maneira inversa, 80,2% do público feminino acompanha alguma mídia espírita eletrônica contra 77,9% dos homens.

Outras matérias sobre essa pesquisa estão em:
Pesquisa para Espíritas [1/5]
Como foi fazer a Pesquisa para Espíritas [2/5]
Resultados da Pesquisa para Espíritas de 2015 [3/5]
Grupos identificados na Pesquisa para Espíritas [4/5]
Tabulação dos dados da Pesquisa Espírita 2015 [5/5]

Tabulação dos dados da Pesquisa Espírita 2015 [5/5]




Clique no link abaixo para abrir o arquivo em pdf.

https://drive.google.com/file/d/0B0DzCG-idg5acDVyMGF2aGdCSnc/view?usp=sharing



terça-feira, 4 de agosto de 2015

Grupos identificados na Pesquisa para Espíritas [4/5]


Análise de Conglomerados (clusters)
Foi utilizada a ferramenta estatística Análise de Conglomerados (clusters) que identifica características semelhantes dos indivíduos da pesquisa, criando grupos cujos integrantes sejam tão semelhantes entre si quanto diferentes dos outros grupos quanto possível.
Foram feitos dois estudos. Inicialmente em uma primeira segmentação com 800 respostas e no encerramento da pesquisa com a segmentação final de 1204. Nesses estudos foi possível identificar 4 clusters (grupos) na primeira segmentação e 5 clusters distintos de espíritas na segunda e final segmentação.
Após a análise dos dados em 4 clusters, foi realizado um segundo experimento de segmentação considerando a existência de 5 clusters.
A tabela de correlação entre os grupos formados na primeira e segunda segmentação, apresentada na figura abaixo indica que os grupos B, C e D não apresentaram significativas mudanças podendo ser utilizados os mesmos parâmetros apresentados no primeiro experimento de segmentação.

Figura 1 - Tabela de correlação entre as segmentações em 4 e 5 clusters

Já o grupo A, embora mantendo forte correlação com o anterior, se segmentou em dois. Os dois segmentos surgidos do anterior indicam as seguintes características que os distinguem:

Grupo A
Tipicamente formado por homens maduros, leitores muito bons, que não atuam em mediúnica, não realizam o Evangelho no Lar, rebatem o movimento federativo, consideram que o Espiritismo não é religião, rejeitam a afirmação Brasil Coração do Mundo, têm restrições à obra de André Luiz e consideram que Chico Xavier não foi Kardec.  Para este grupo, as tarefas prioritárias da casa são: Estudo e Divulgação.  Princípios: Reencarnação, Mediunidade e Lei de Evolução. Jesus não evoluiu em linha reta e Lei de Causa e Efeito não é rígida.

Grupo E
Muito semelhantes ao grupo Dirigentes (Grupo B), mas apresentam uma absoluta oposição a um único ponto: Para este grupo, à semelhança do Grupo A, Espiritismo absolutamente não é religião. Os conceitos sobre Jesus são levemente menos cridos.

Grupos Identificados

Grupo A - Os Contestadores [7%]
Grupo B - Os Dirigentes [26%]
Grupo C - Os Convertidos [24%]
Grupo D - Os Frequentadores [33%]

Grupo E - Os Pensadores [17%]

Grupo A - Os Contestadores [7%]
86% Masculino
Os que menos frequentam (63%)
59% são palestrantes e 20% dirigentes
Apenas 8% em atividades mediúnicas e pouco nas demais
Apenas 17% faz Evangelho no Lar
Origem: 52% era católico e 22% sem religião
Acreditam que o Espiritismo avança lentamente
Consideram que os espíritas possuem conhecimento da doutrina só moral e básico
54% de concordância com princípios
Críticos ácidos da FEB = Ruim a razoável. Nota 2,0
Críticos da Federativa = Ruim a razoável. Nota = 2,2
Críticos da Casa Espírita = Razoável a bom. Nota = 5,4
Forte: Ciência Filosofia e Moral (80%)
84% conhecem a tese de Roustaing
55% concordam com André Luiz
17% de concordância com a afirmação de Brasil, Pátria do Evangelho
Estudo e Divulgação são as atividades principais
Reencarnação (70), Evolução (54) e Comunicação(48) são os principais diferenciais
Apenas 7% considera que Chico é Kardec
15% entendem a Causa e Efeito como inflexível
Bons leitores. O Livro dos Espíritos (99) as demais próximas de 90
1/3 não leu Obras Póstumas e 61% não leu Viagem
20% creem na evolução reta de Jesus
38% entendem que Jesus foi médium de Deus
45% acham que Jesus foi o “Espírito de Verdade”


Grupo B - Os Dirigentes [26%]
58% Masculino e mais velhos
100% frequentam e trabalham na casa espírita
87% é palestrante. 59% dirigentes. Trabalhador antigo
62% em mediúnica. Atuam mais em todas áreas
90% fazem o Evangelho no Lar.
Origem: 41% eram católicos e 47% espíritas
Espiritismo avança razoavelmente
Conhecimento básico dos espíritas
86% de concordância com a doutrina
Nota para FEB: 5,7. Razoável, quase bom
Federativas = levemente piores que a FEB. Nota: 5,3
Casa Espírita = Bom. Nota = 6,5
Ciência, Filosofia e Religião (89%)
2/3 conhece a tese de Roustaing
95% de concordância com os relatos de André Luiz
77% de concordância com a Brasil, Pátria do Evangelho
Estudo e Divulgação, mas Atendimento Fraterno (30%)
Reencarnação (75), Causa Efeito (44) e Comunicação (38) são diferenciais
Para 34% Chico é Kardec
52% Lei de Causa e Efeito rígida
Leram: OLE, OLM e ESE (>90%) . O que é Espiritismo, O Céu e o Inferno e Gênese (80%)
1/3 não leu Obras Póstumas e 3/4 não leu Viagem Espírita em 1862
45% creem na evolução reta de Jesus
53% veem Jesus médium de Deus
65% acham que Jesus foi o “Espírito de Verdade”

Grupo C - Os Convertidos [24%]
65% Feminino
95% frequentam e 87% atuam a casa espírita
59% na mediúnica. 31% palestra. Trabalhador 8 anos
Estão nas atividades sociais (25%) e recepção (21%)
74% faz Evangelho no Lar
Origem: 80% eram católicos e 8% espíritas
Espiritismo avança razoavelmente
Conhecimento básico dos espíritas sobre a doutrina
80% de concordância com a doutrina
Nota para FEB: 6,0. Razoável, quase bom
Federativas = levemente piores que a FEB. Nota: 5,6
Casa Espírita = Bom. Nota = 7,0
Ciência, Filosofia e Religião (86%)
29% conhecem a tese de Roustaing
95% de concordância com André Luiz
75% de concordância com a Pátria do Evangelho
Estudo (56%) e Atendimento Fraterno (40%) são as atividades principais
Reencarnação (63), Causa Efeito (55) e Caridade (42) são os principais diferenciais
Para 52% Chico é Kardec
73% Lei de Causa e Efeito rígida
Leram: OLE, OLM e ESE (>90%). O que é Espiritismo, O Céu e o Inferno e Gênese (60%)
72% não leram Obras Póstumas e 97% não leu Viagem Espírita em 1862
70% creem na evolução reta de Jesus
57% veem Jesus médium de Deus
67% acham que Jesus foi o “Espírito de Verdade”

Grupo D - Os Frequentadores [33%]
66% são do sexo feminino e mais jovens
90% frequenta a casa espírita. 57% trabalhador
Não são palestrantes, muito menos dirigentes
Atuam pouco e nas áreas mediúnica (22) e social (21)
55% fazem Evangelho no Lar e 55% também estudam
Origem: 60% eram católicos e 27% espíritas
Espiritismo avança razoavelmente
Conhecimento básico dos espíritas sobre a doutrina
80% de concordância com a doutrina
Nota para FEB: 6,3. Bom
Federativas = levemente piores que a FEB. Nota: 5,9
Casa Espírita = Bom. Nota = 7,3
Ciência, Filosofia e Religião (72%)
14% conhecem a tese de Roustaing
93% de concordância com os relatos de André Luiz
64% de concordância com a afirmação de Brasil, Pátria do Evangelho
Estudo (61%) e Atendimento Fraterno (41%) atividades principais
Reencarnação (71), Causa Efeito (58) e Evolução (38) são diferenciais
Para 42% Chico é Kardec
79% Acreditam na Lei de Causa e Efeito rígida
Leram: ESE (80%), OLE, OCI e A Gênese (60%), demais obras com pouca expressão
62% creem na evolução reta de Jesus
51% veem Jesus médium de Deus
64% veem Jesus como “Espírito de Verdade”

Grupo E - Os Pensadores [17%]
Muito semelhantes aos Dirigentes, mas Espiritismo não é religião. Os conceitos sobre Jesus são menos cridos.
70% Masculino
Os que menos frequentam (86%)
74% palestrante. 30% dirigente
Apenas 36% em mediúnicas
Apenas 52% fazem Evangelho no Lar
Origem: 43% eram católicos e 36% espíritas
Espiritismo está entre estagnado a lento
Conhecimento só moral a básico dos espíritas sobre a doutrina
69% de concordância com princípios
Críticos ácidos da FEB = Razoável. Nota 3,5
Críticos Federativa = Razoável. Nota = 3,5
Casa Espírita = Quase bom. Nota = 5,7
Forte: Ciência Filosofia e Moral (94%)
82% conhecem a tese do corpo fluídico de Roustaing
70% concordam com os relatos de colônias espirituais de André Luiz
43% de concordância com a afirmação de Brasil, Pátria do Evangelho
Estudo e Divulgação e 16% Atendimento Fraterno
Reencarnação (75), Evolução (53) e Comunicação (43) são diferenciais
Apenas 17% Chico é Kardec
25% acredita na Lei de Causa e Efeito rígida
Excelentes leitores. Leram quase tudo de Kardec!
1/3 não leu Obras Póstumas e 2/3 não leu Viagem Espírita em 1862
24% creem na evolução reta de Jesus
37% veem Jesus médium de Deus

52% consideram Jesus como o “Espírito de Verdade”

Pesquisa para Espíritas
Lançada em 25 de junho de 2015 e encerrada em 31 de julho de 2015.
Elaborada com 40 questões, sendo sete questões de qualificação.
Utilizado o formulário eletrônico do Google para montar a pesquisa e distribuir por meio de dois mil e-mails, solicitações de retransmissão a formadores de opinião e postagens em grupos sociais.
A população alvo foram os espíritas estimados em 2% da população brasileira.
A amostra obtida foram 1204 respostas válidas provenientes de 23 estados brasileiros, com maior concentração em SP e ausência do Amapá, Maranhão, Tocantins e Roraima.

Esta análise foi colaboração de Jorge Elarrat de Porto Velho, Rondônia, engenheiro eletrônico com mestrado em Administração e Analista de Pesquisas do IBGE.

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Controle geral das encarnações

O planejamento das encarnações não pode obedecer apenas a critérios locais, sob pena de prejudicar resultados esperados ou possíveis de outros grupos, áreas e regiões.
Esta análise é desenvolvida a partir da premissa de que existem diferentes colônias espirituais, conforme relatos do espírito de André Luiz na série iniciada com o livro Nosso Lar.
Tomamos conhecimento que muitas colônias espirituais possuem uma equipe ou área organizada para cuidar das encarnações dos espíritos que a habitam, levando em conta as necessidades de aprendizado e resgate dos envolvidos, os créditos espirituais do reencarnante e de seus intercessores, bem como os ascendentes biológicos acentuando ou minimizando os efeitos da hereditariedade
As encarnações dos espíritos mais lúcidos são preparadas para obterem os melhores resultados para o reencarnante, os espíritos a ele vinculados e, em alguns casos, para a sociedade e para o mundo.
Podemos chamar esses cuidados de “planejamento encarnatório” cujo objetivo é otimizar as oportunidades de aprendizado e crescimento espiritual. Seguindo o mesmo raciocínio deverá existir também uma área central que cuida do planejamento evolutivo do planeta.
Essa área deve ter ascendência sobre as áreas de planejamento encarnatório das colônias. Isso porque a encarnação de um indivíduo poderá afetar a vida e o planejamento encarnatório de diversos outros e até do planeta inteiro.
Quantos cientistas deverão encarnar nesse momento? Quantos espíritos moralmente mais adiantados e também os atrasados deverão encarnar e em que setores e regiões geográficas? Quantos espíritos viciados na maldade e na violência? Que tipo de espíritos serão escolhidos para herdarem as maiores fortunas e impérios da Terra?
Essa linha de raciocínio nos permite acreditar que exista uma equipe de espíritos encarregada do Controle Geral das Encarnações, com a obrigação de harmonizar o planejamento evolutivo do planeta com o planejamento das diversas colônias espirituais. Nada mais lógico embora de altíssima complexidade.
O problema é que essa enorme responsabilidade parece não ter sido citada nos compêndios doutrinários. Qual a razão desse esquecimento? Isso faz algum sentido para você leitor? Gostaria de contribuir?

A finalidade das encarnações


A evolução do espírito ocorre em todos os sentidos, sintetizados como:
conhecimento e moralidade ou sabedoria e sentimento.

Os espíritos existem em diferentes classes e níveis evolutivos. Conforme ressalta o espírito André Luiz, eles vivem em cidades espirituais, cada uma abrigando espíritos de uma mesma faixa evolutiva.
Este artigo se baseia nas características e condições de espíritos comuns propensos ao bem, que cometem erros e algumas maldades.
O espírito se desenvolve tanto no seu mundo espiritual, chamado em O Livro dos Espíritos por erraticidade, como no mundo material por meio das encarnações, denominado pelo mesmo livro como transitório.
"Nos intervalos das encarnações, aprendereis numa hora o que na Terra vos exigiria anos de aprendizado." Kardec, pergunta 898 de O Livro dos Espíritos
Considerando os relatos trazidos pela mediunidade de que existe uma quantidade de espíritos quatro a cinco vezes superiores à população de encarnados, podemos concluir que o espaço de tempo que os espíritos permanecem no mundo espiritual deve ser, em média, maior que a duração das suas encarnações, isto é, eles ficam mais tempo na dimensão espiritual.
O espírito encarnado sofre o condicionamento do corpo físico que, de modo geral, reduz seus sentidos, sua capacidade intelectual e deve também influenciar no modo de sentir e lidar com suas emoções. Essa influência pode ser maior ainda, atingindo até aspectos do comportamento, personalidade, tendências e vocações.
Imagine um espírito que progrediu musicalmente acima da média. Ele estará tão envolvido e sensível à música que dificilmente conseguirá se dedicar ao desenvolvimento de outras artes e saberes, a não ser que essa memória seja de alguma maneira atenuada ou bloqueada na encarnação, ajudando-o a penetrar em outros campos de aprendizado.
O espírito desencarnado, por sua vez, excetuando uma condição de enfermidade e desequilíbrio, faz melhor uso de sua capacidade sensitiva e intelectual, pois está no seu ambiente natural e sem o corpo físico. Relatos da espiritualidade a partir do espírito de André Luiz, pelo médium Francisco Cândido Xavier, dão conta de que os espíritos comuns, que residem na colônia Nosso Lar, adquirem ou descobrem possuir aptidões como: memória de outras vidas, levitação, telepatia, autotransporte, capacidade de mudar a aparência do perispírito, capacidade objetiva de curar encarnados e desencarnados, além das percepções sensoriais mais desenvolvidas ou apuradas.
Podemos supor que a partir de um nível evolutivo não muito distante, sua vida se desenvolva em um tempo muito mais acelerado que o dos encarnados, podendo raciocinar e agir mais rapidamente e, consequentemente, aproveitar melhor o tempo e as experiências.
Uma pessoa que se destaque pelo seu saber aqui na Terra estaria, na verdade, expondo apenas uma parte de sua verdadeira capacidade intelectual que teria condições mais favoráveis para se expressar na dimensão espiritual. Uma analogia possível seria a de um engenheiro do século 21 retornar a viver no século anterior esquecendo tudo o que aprendeu. Ele poderia fazer progressos, mas teria mais condições de progredir no seu próprio tempo com os conhecimentos mais avançados de sua área.
Assim sendo, tudo leva a crer que o mundo natural dos espíritos proporcione melhor condição de aprendizado intelectual, estando o espírito na sua melhor capacidade sensitiva e cognitiva.
O desenvolvimento dos sentimentos, porém, pode ter melhores resultados na vida física por vários motivos. Pela facilidade de se relacionar com pessoas de diferentes níveis de evolução, que no mundo espiritual estariam em locais ou planos diferentes. Pelo esquecimento de tudo com o que foi afetado pelos outros e ainda por não conseguir reconhecer claramente os verdadeiros sentimentos dos outros e vice-versa.
Por um lado, não sofrendo as interferências como no corpo físico, com hormônio, glândula, sistema nervoso, genes e fluido vital, o espírito pode permanecer mais pleno ante suas emoções. Por outro lado, desencarnado, irá conviver com a realidade de não poder esconder seus sentimentos, o que poderá gerar dificuldades para ele ante possíveis desafetos.
Nesse sentido, as encarnações proporcionariam tanto o contato com essa diversidade em situações e contextos mais promissores, como o esquecimento temporário dos sentimentos com relação a cada pessoa, o que certamente favorece a revivência desses relacionamentos com a oportunidade de transformá-los para melhor.
Assim, levando em conta esse raciocínio, a finalidade principal das encarnações seria o desenvolvimento dos sentimentos e o aprimoramento das emoções que constituem reações emotivas derivadas da maneira de sentir de cada pessoa e que configuram os reflexos psíquicos condicionados que temos de refinar. A melhoria do relacionamento com os espíritos que não desenvolvemos afinidade e, os ajustes de relacionamento com aqueles que sofreram atrito parecem ser outro objetivo relevante das encarnações.
A parte intelectual naturalmente também progride no ambiente terrestre, principalmente pelo esforço mental para criar e produzir utilizando-se instrumentos materiais limitados, mas deve progredir menos que na espiritualidade. Há muitas indicações de que ela deve estar totalmente ligada aos sentimentos e que não irradiamos um único pensamento sem que esteja revestido de algum sentimento. Essa ligação faz com que o homem esteja sempre buscando as razões para justificar o seu modo de sentir.
Podemos concluir que os avanços tecnológicos e científicos aqui na matéria seriam provavelmente consequências de pesquisas e descobertas feitas originalmente no mundo espiritual. Contudo, os avanços no campo do sentimento são conquistas que o espírito acumula mais no mundo material, até um nível de evolução, do que no mundo espiritual. Assim, devemos dar mais importância às coisas que geralmente são deixadas em um segundo plano, como o relacionamento com as pessoas e com toda a natureza, bem como a qualidade dos sentimentos para com elas e consigo mesmo.

sábado, 20 de junho de 2015

Médiuns de Efeitos Físicos têm tendência a terem morte violenta?

Em minha pesquisa sobre médiuns brasileiros já relacionei 92 que aturam em curas e materializações. Tenho registro que nove deles, ou dez por cento, tiveram mortes violentas. Contudo, esse número pode ser maior, uma vez que  não encontrei a causa da morte em boa parte dos médiuns. 
Pode ser então que os médiuns de efeitos físicos tenham uma predisposição cármica para esse tipo de morte. A pergunta que surge é: por quê? Teriam provas semelhantes? Causas parecidas com os mesmos efeitos? Uma interpretação mais simples diria que provavelmente em outra encarnação esses médiuns tenham negligenciado suas responsabilidades com a saúde e o bem estar de pessoas, solicitando nova oportunidade para ajudar o próximo. Talvez a sua negligência tenha abreviado a vida de algumas pessoas e a morte repentina e violenta seja a expiação necessária. Devem existir outros fatores de influência detectáveis apenas por espíritos capazes de uma análise mais profunda e particularizada. É melhor ficarmos apenas com os fatos.

Veja a relação dos médiuns que tiveram esse tipo de morte:
Médium Dr. Edson de Queiroz

Ana Rebello Prado (PA)
As reuniões de efeitos físicos ocorreram na cidade de Belém no estado do Pará. Os espíritos por meio de sua mediunidade produziram diversos fenômenos, como: tiptologia, escrita direta, voz direta, levitação, transporte de objetos, moldagem em parafina e materialização. Houve também a germinação de sementes de eucalipto, a psicografia cutânea no braço da médium, operação de um tumor na axila e a desmaterialização parcial de um braço. Faleceu em decorrência de um acidente doméstico com o fogão a álcool. Sofreu queimaduras graves e desencarnou em 23 de abril de 1923.
Carmine Mirabelli (SP)
Provavelmente o médium brasileiro de efeitos físicos que apresentou mais tipos diferentes de fenômenos. Possuía diferentes mediunidades como a psicografia em cerca de 30 línguas, xenoglossia, psicofonia (deixou cerca de 300 quadros), psicopictografia, levitação de seu próprio corpo e de objetos, transporte de seu próprio corpo e de objetos, tiptologia, execução de instrumentos musicais sem ter essa capacitação, bem como de cantor em transe cantando com voz de tenor, barítono e baixo. Em alguns transes mediúnicos Mirabelli apresentava rigidez cadavérica, em outras alterações, como temperatura de até 39 graus, pulsação entre 120 e 150. Faleceu vítima de acidente de trânsito, por atropelamento. Conduzido ao Hospital das Clínicas de São Paulo, veio a falecer sendo atestada a fratura do seu crânio como "causa-mortis".
Eduardo Ladeira Bandeira (SP)
Primo dos irmãos Benedito e Lúcio Cosme, todos médiuns de efeitos físicos. Falecido com cerca de 40 anos de idade, por acidente, enquanto consertava sua perua Kombi que usava para o serviço de carreto, um houve uma faísca que gerou um incêndio cujas queimaduras acabaram por vitimar o médium. Antes de morrer ele foi exposto a alta voltagem elétrica e ficou com a parte direita do corpo comprometida. Sua mediunidade parecia menos intensa que a do Benedito Cosme.
Edivaldo de Oliveira Silva (BA)
Odontólogo e professor da cidade de Vitória da Conquista (BA). Médium baiano que recebia o espírito do Dr. Fritz e morreu de acidente automobilístico. Era irmão do médium Oscar Wilde.
José Pedro de Freitas – Arigó (MG)
Médium de efeitos físicos voltado para curas e cirurgias físicas, embora também tivesse apresentado as mediunidades de vidência e clariaudiência. Recebeu o apelido de Arigó que significa trabalhador braçal, ingênuo, simplório. Estudou até a terceira série do atual Ensino Fundamental. Gostava de tocar violão e cantar. Nasceu em 18/10/1918 em Congonhas do Campo, MG e faleceu por acidente de carro em 1971.
Oscar Wilde (BA)
Médium baiano nascido em Vitória da Conquista, que começou a receber o espírito do Dr. Fritz em 1975 e morreu de acidente automobilístico. Era irmão do médium Edivaldo de Oliveira Silva.
Waldemar Golvin
Funcionário do almoxarifado da Base Aérea de Recife. A principal entidade que se manifesta por sua mediunidade é o Dr. Frederick Kempler, um médico alemão da 1ª Guerra Mundial que faleceu ao ser atingido por estilhaço de uma granada. Teve maior atuação na década de 1950. Golvin sofreu novo acidente automobilístico vindo também a falecer.
Edson Cavalcante Queiroz (PE)
(Recife, PE, 23/08/1950 –5 de outubro de 1991), foi um médico ginecologista e médium brasileiro. Médium de curas e como Arigó nada cobrava por sua dedicação. Veio a ter morte trágica - assassinado a facadas por seu caseiro.
Gilberto Ribeiro Arruda (RJ)
Mecânico de automóvel e médium de efeitos físicos do Lar de Frei Luiz do Rio de Janeiro. Os primeiros sinais de sua mediunidade ocorreram com 14 anos de idade. Por sua mediunidade se materializaram muitos espíritos, com destaque para o médico alemão Frederick Von Stein. Padre Zabeu se manifestou durante muitos anos mais por psicofonia do que por voz direta. Outras entidades com materialização registrada em ata: Frei Luiz, Dr. Kramer, Dr. Félix Kestern. Dr. Faunder (oftalmologista), Bezerra de Menezes. Existe menção do seu trabalho entre 1967 e 2015. Gilberto Arruda foi encontrado morto dia 19 de junho de 2015, com 73 anos no Lar de Frei Luiz. Estava amordaçado em uma cama localizada em uma das salas de tratamento, com sinais de espancamento.