domingo, 9 de agosto de 2020

Resgate do Espiritismo Original de Kardec

Fatos históricos revelados recentemente demonstram que aspectos fundamentais da Doutrina Espírita podem ter sido mal-entendidos, contribuindo para a continuidade de um conhecimento espírita diferente daquele trazido por Kardec. Veja as fontes:

Muita Luz (Beaucoup de Lumière) Berthe Fropo, Paris 1884 e São Paulo 2017. O Legado de Allan Kardec (2018), Simoni Privato Goidanich. Revolução Espírita - a teoria esquecida de Allan Kardec (2016), Mesmer - a ciência negada do magnetismo animal (2017), Autonomia - A História Jamais Contada do Espiritismo (2019). Paulo Henrique de Figueiredo.

Este é um texto-convite para o leitor estudar o assunto. Caso conclua pela veracidade parcial ou total saberá da importância de auxiliar a divulgação para que mais pessoas tenham a oportunidade de resgatar o Espiritismo original.

É um trabalho difícil que vai encontrar muitos obstáculos. Enfrentará desinteresse, preconceito e até certa hostilização. Dificuldades compreensíveis, pois, todos os espíritas brasileiros foram educados a partir de livros e espíritas formadores de opinião que também tiveram os mesmos desentendimentos ou que não se ativeram a esses pontos.

Tendo um certo interesse em saber mais, não deixe de investir algum tempo para ler e estudar de mente aberta. O resultado poderá trazer nova compreensão ou reafirmar convicções contrárias. Provavelmente deverá ocorrer a primeira hipótese.

Não se trata de atacar autores e livros, mas do estudo e entendimento da proposta original, o que poderá identificar discrepâncias de ideias, conceitos e argumentos.

Aspectos fundamentais para a compreensão do Espiritismo precisam de revisão urgente, sob pena de vivenciarmos um falso espiritismo. Conceitos como da moral espírita, lei de causa e efeito, provas e expiação, culpa, castigo, livre arbítrio, reencarnação, o mecanismo do passe, o processo de cura e outros.

Alguns momentos históricos moldaram a compreensão atual da doutrina. Foram decisivos para mudar a maneira de entender diversos pontos essenciais do espiritismo. Veja:

França 1 – Publicação de Os Quatro Evangelhos - Espiritismo Cristão ou Revelação da Revelação em Paris, 1866, por Jean-Baptiste Roustaing (1805 – 1879).

França 2 – Empenho de Pierre-Gaëtan Leymarie (1827-1901) para difundir a obra de Roustaing no meio espírita.

Brasil 1 – os dois baianos.

Francisco Antônio Pereira da Rocha foi um consagrado advogado baiano, Doutor pela Universidade de Coimbra, a quem Kardec ofereceu o título de membro da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas e os direitos de tradução de OLE em 1860. Por algum motivo não desenvolveu ações em favor da divulgação do espiritismo.

Luís Olímpio Teles de Menezes, fundou (17/09/1865) em Salvador, o primeiro grupo espírita no Brasil e lançou o primeiro periódico de conteúdo espírita (1869) mesclado com muito texto e ideias católicas. Tendo iniciado no espiritismo, ainda continuava católico.

Brasil 2 – Grupos espíritas no RJ na década de 1880.

Nessa década, um pequeno, mas influente grupo de espíritas recém iniciados no espiritismo e marcados por um profundo sentimento religioso nascido no catolicismo, intencionaram fundar no Brasil o espiritismo como uma nova religião, tendo por base as obras de Kardec e Roustaing.

Eram oriundos do Grupo dos Humildes e Grupo Ismael. Espíritas ilustres que tiveram uma interpretação equivocada da Doutrina por meio das comunicações trazidas pelo médium Frederico Júnior e que influenciaram a FEB - Federação Espírita Brasileira que, por sua vez, induziu fortemente os textos de quase todas as obras espíritas.

Em 1893 Saião publicou o livro “Trabalhos espíritas de um pequeno grupo de crentes humildes” reunindo relatos de 59 sessões em que ficam evidenciados os equívocos das mensagens mediúnicas e suas interpretações.

Personalidades como: Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti (1831 —1900), Francisco Leite de Bittencourt Sampaio (1834 – 1895), Antônio Luiz Sayão (1829 – 1903), Pedro Richard (1853 – 1918), Leopoldo Cirne (1870 - 1941) a partir de 1894 e Frederico Pereira da Silva Júnior (1858-1914).

Eles participaram do embate de ideias entre os chamados “místicos” e os “científicos”, que teve seu auge nos anos 1895-1897 com a vitória dos primeiros liderados por Bezerra de Menezes. O “grupo dos científicos, ou laicos, liderados por Afonso Angeli Torteroli (1849 - 1928) fazia oposição às ideias de Roustaing e às interpretações do espiritismo dominadas pela teologia católica, mas foram vencidos pelos “místicos”.

Muitos outros momentos históricos contribuíram para sedimentar interpretações errôneas, mas vieram após os mencionados e foram por eles influenciados.

Ao longo do tempo, ocorreram muitos alertas sobre desvios que os espíritas desprezaram, de espíritas de importância como: Henry Sausse, Berthe Froppo, Gabriel Delanne, León Denis, Afonso Angeli Torteroli, Batuíra, Cairbar Schutel, Carlos Imbassahy, Silvino Canuto Abreu (posição somente agora conhecida), Carlos de Brito Imbassahy, Júlio Abreu Filho, Luciano Costa, José Herculano Pires, Deolindo Amorim, Jorge Rizzini, Wilson Garcia e Nazareno Tourinho, entre outros.

Agora as informações tornaram-se mais abundantes, interconectadas e completas, baseadas em fatos que permitem concluir pela necessidade de rever o nosso entendimento. Chegou a hora de aprofundar o estudo.





4 comentários:

  1. Belo texto, Ivan! O estudo continuado e alicerçado nas obras fundamentais é o caminho.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. Há tempos que me interesso por esse resgate.

    ResponderExcluir
  3. Ivan, parabéns por ser um dos poucos a levantar a questão, conhecimentos importantes e necessários para o movimento espírita em nosso país.
    O caráter religioso e a imensidão de obras mediúnicas contrárias a doutrina, destoam as bases de Kardec.
    Gratidão meu caro.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom descobrir o vazio deixado no momento pós óbito de kardec. Mas, entendo que esses possíveis desvios , não mudam a essência da doutrina espírita, porque a FEB não possui o monopólio intelectual nem produz uma hermenêutica das obras, capaz de obliterar o pensamento da maioria dos que estudam a doutrina. Concordo que passará muitos anos para que a Doutrina e o movimento espíritas expurguem as práticas e entendimentos de outras religiões.

    ResponderExcluir

O diálogo é a melhor forma de comunicação e a comunicação é o canal do conhecimento.