quarta-feira, 21 de abril de 2021

Sumário da Pesquisa Nacional para Espíritas – PNP 2021


Sinopse

Resumo dos resultados da sétima edição da Pesquisa Nacional para Espíritas – PNP 2021, publicada no início de fevereiro e encerrada no final de março. Elaborada com 52 questões, divididas em cinco sessões e distribuída por link do formulário eletrônico do Google, em postagens no Facebook e WhatsApp. Recebeu 3.525 respostas de 27 estados e 529 cidades do Brasil. No final desta página você poderá fazer o download do relatório completo.

Perfil do espírita

Segundo os dados da PNP nesta edição, o espírita brasileiro pode ser descrito como do gênero feminino (66,4%), 52 anos, com curso superior ou acima (80%), ganha 4 salários mínimos ou acima (48,4%), aposentado (26,1%) ou servidor público (18,5%), religião da família era católica (71,7%), possui filhos (72,7%), se considera espírita há 15 anos ou mais (64,8%), voluntário (72,7%) do Centro Espírita há mais de dez anos (58%) e vai ao Centro Espírita de automóvel próprio, carona ou moto (71,3%).

Sobre questões sociais

Para 67%, os Centros Espíritas deveriam estar mais engajados nas questões sociais relacionadas aos direitos humanos.

Quase metade (49,1%), entende que descriminalizar o uso de drogas poderia aumentar o número de dependentes químicos e delitos.

O fato de milhões de animais serem mortos diariamente para alimentar as pessoas, causa algum incômodo moral para 78,6% dos respondentes.

Acreditam que a compra e uso de armas deveria ter mais restrições (84,9%).

Consideram que a homofobia deveria ser criminalizada (68,8%) e pensam que a corrupção faz parte da cultura dos brasileiros e será difícil mudar (67,7%).

São de opinião que a pena de morte não seria uma solução para a redução de crimes violentos (89,2%), que a eutanásia não seria aconselhável para casos de doenças incuráveis ou terminais (77,2%) e não consideram uma boa decisão, a Argentina ter legalizado o aborto até a 14 semanas de gestação (76,7%).

Impactos da pandemia na vida dos espíritas

Para 51,6%, a pandemia pode ter afetado negativamente o seu estado emocional.

Quase 87% dos respondentes assistiram “lives” em 2020. A maioria até 20 “lives” em um ano (35,8%).

Ouvir audiolivros em 2020 foi experiência de 31,5%.

Costumam acompanhar publicações espíritas nas redes sociais 94,9%, costumam publicar nas redes sociais 57,2% e 81,3% não têm receio de publicar e receber críticas.

Para a maioria (63,5%), a pandemia não afetou sua doação em dinheiro ao Centro Espírita.

Durante o tempo que ficou afastado do Centro Espírita, sentiu mais falta do próprio trabalho voluntário (37,2%) e do contato com as pessoas (30,1%).

Durante a pandemia, o Centro Espírita que participa realizou “lives” com palestras ou entrevistas (21,8%), vídeos de palestras (17,3%) e cursos (16,8%).

Após a pandemia, 88,2% acreditam que as casas espíritas deveriam manter algumas atividades virtuais.

Após a pandemia, o número de frequentadores e trabalhadores das casas espíritas tenderá a aumentar para 61,2% e também a prática da caridade (70,9%).

Acreditam que as pessoas que desrespeitaram as recomendações para proteção contra o coronavírus, colocando em risco a vida de outros, foram motivadas pela descrença sobre os riscos do coronavírus (38,1%) e preocupação apenas com seus desejos e interesses (18,8%).

Forma de entender o espiritismo

Para 96,9%, Jesus não é Deus, mas um dos seus Espíritos Superiores ou Puros.

Responderam que a pessoa que orar com fé e tiver mérito conseguirá ajuda espiritual para afastar algum mal (79,9%).

Consideram correto o entendimento que segundo a Justiça Divina, todos os erros cometidos deverão ser pagos nesta ou em outra encarnação para 64,9%.

O espiritismo não é uma revelação no sentido teológico para 47,6% e o livro “O Evangelho Segundo o Espiritismo” não é um tratado sobre teologia espírita para 60,9%.

A expressão “Evangelização Espírita” deveria ser substituída por “Educação Espírita“ para 55,6%.

O espiritismo é religião apenas no sentido filosófico para 43,3% e não salva as almas ou espíritos para 74,7%.

Quase 1/3 entendem que os "espíritas laicos" não seguem a Jesus para 31,8%.

Muitos (71,1%) concordaram que a admiração de muitos espíritas e até instituições, a alguns médiuns e Espíritos, possa estar mais próxima de uma devoção e idolatria.

Confiança doutrinária

Índice resultado da PNP 2021 sobre o grau de confiança doutrinária atribuído para:

  • Livros doutrinários de autores espíritas (93,1%).
  • Livros doutrinários de médiuns espíritas (88,8%).
  • Livros doutrinários da FEB, exceto de Kardec (84,1%).
  • Textos de espíritas famosos nas redes sociais (72,9%).
  • Romances espíritas (68,2%).

Recentes descobertas históricas

Sobre a possível adulteração da quarta edição de O Céu e o Inferno, 48,7% alegam não ter informações, 32,8% aguardam mais informações e análises, 3,1% são indiferentes, 13,4% estão tendentes pela hipótese de que ocorreram adulterações e 2,1% pela hipótese de que não ocorreram adulterações.

Sobre a possível alteração de textos de livros do Espírito Emmanuel editados pela FEB, 46,8% alegam não ter como avaliar essas informações, 34,6% aguardam mais informações e análises, 3,6% são indiferentes, 10,3% tendem pela hipótese de que ocorreram alterações e 4,7% tendem pela hipótese de que não ocorreram alterações.

O total de 67,1% dos inqueridos já ouviu falar que a moral espírita é autônoma, ao contrário da moral das religiões tradicionais que é heterônoma e, 81,1% dos respondentes expressaram sua intenção de fazer um curso à distância sobre o assunto.

Indicadores preocupantes

Aguardam ações do movimento espírita para correção de rumos.

É pequena, mínima e nenhuma, a participação atual dos jovens nas atividades do Centro Espírita que frequenta para 54,2% dos participantes da PNP 2021.

O espírita possui idade média de 52 anos e os novos iniciantes entram na Doutrina após a idade adulta (30 anos ou mais).

É baixa a participação de frequentadores e trabalhadores do gênero masculino (33,5%).

A participação feminina só e menor que a dos homens nos cargos de diretoria, conselheiro e vice-presidente (46,2%).

Embora exista a prática dos Centros Espíritas darem passes a todos os participantes das reuniões públicas, apenas 6,8% responderam sentir sua falta durante a pandemia.

Quase metade (42,3%) dos filhos dos espíritas não frequentam o Centro Espírita.

Espíritas frequentadores e trabalhadores que não doam dinheiro para o Centro Espírita são: 20,3%.

A religião da família dos respondentes era católica para 71,7% e Espírita para apenas: 12,8%.

O exercício da mediunidade foi considerado como atividade principal para 30,8% dos respondentes, maior que outras atividades importantes como Instrutor, coordenador, monitor de cursos obteve 11,2%. Isso sem contar àqueles que não consideraram a mediunidade como atividade principal, mas secundária.

Os espíritas parecem optar por soluções impostas para resolver problemas sociais, como na criminalização da homofobia que teve 64,9% de concordância.

Mais da metade (52,9%) não concordam que o espiritismo seja religião apenas no sentido filosófico.

Parte dos espíritas parecem não compreender conceitos básicos e 64,9% consideram que todos os erros cometidos deverão ser pagos nesta ou em outra encarnação. 

Uma parcela significativa dos espíritas que responderam a PNP 2021, acredita que pode influenciar a vida das pessoas: o destino marcado por Deus para a pessoa (47,8%), a posição dos astros no momento de nascimento (35,5%), os trabalhos feitos nas religiões afro-brasileiras (29,1%) e a numerologia do nome (18,9%).


CLIQUE AQUI para fazer o download do relatório completo da PNP 2021.


30 comentários:

  1. Parabéns, pelo empenho e trabalho esclarecedor para todos.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, pelo empenho e trabalho esclarecedor para todos.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao amigo pela persistência na realização desse trabalho de enorme relevância para o movimento espírita.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, Ivan! Excelente trabalho, já em sua sétima edição. Informações importantes a serem trabalhadas em todos os Centros e grupos espíritas. Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Muitos itens não concordo porque, Espiritismo é FILOSOFIA CIENCIA E RELIGIAO. Quanto a idolatria o verdadeiro espírita não o é, por que é a favor da razão e da lógica se não haver isto não é aceitável. E Deus não pune ninguém porque cada indivíduo tem o livre arbítrio de escolher entre o Bem e o Mal e colherá o resultado nesta ou noutra vida.

    ResponderExcluir
  6. "A expressão “Evangelização Espírita” deveria ser substituída por “Educação Espírita“ para 55,6%."
    Meu trecho favorito!

    É uma pena que a pesquisa tenha um alcance pequeno e acabe muitas vezes refletindo mais a visão dos grupos onde é mais disseminada.
    O penúltimo parágrafo ficou estranho, dando a entender que o Ivan usou de opiniões pessoais para estabelecer a avaliação.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela pesquisa. Destaco Também que as informações revelam que o espiritismo ainda é elitizado.

    ResponderExcluir
  9. Franzolin, parabéns e muito feliz por esta tarefa!
    Muito grato pelo seu trabalho e sua disponibilização.
    Destes resultados apresentados, creio poder tirar muitas conclusões e subsídios, para comparação com o movimento espírita que vivencio. Sempre uma ferramenta muito útil para melhora do trabalho.

    ResponderExcluir
  10. Onde foi feita a pesquisa? Como participar da próxima?

    ResponderExcluir
  11. Agradeço bastante as palavras de incentivo. Creio que a PNP possa ser de utilidade, embora ainda existam vários pontos a melhorar.

    ResponderExcluir
  12. Excelente trabalho. A hora agora é dos Dirigentes Espíritas debruçarem-se sobre os dados para análise e busca de melhores encaminhamentos para alguns indicadores muito preocupantes que a pesquisa está apontando. Mais uma vez obrigado pela sua iniciativa ímpar no Movimento Espírita, onde a pesquisa como ferramenta de gestão ainda não é tão valorizada

    ResponderExcluir
  13. A pesquisa nos mostra que temos muito para melhorar. Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  14. Bom dia , compartilhei. Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  15. Prefiro o termo educação espírita .
    Não acredito em Romances escritos por qualquer médium acho todos fantasia .
    Minha base é os livros da codificação.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns Irmão pelo excelente trabalho. Essas informações são muito importantes, pois colaboram em vários aspectos, inclusive aos Dirigentes Espíritas. Muito Bom.

    ResponderExcluir
  17. Por qual canal se deu a pesquisa??? Nunca participei de uma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi veiculada pelo Facebook, mas eles tem um filtro e nem todos os espíritas receberam. Pena. Ano que vem teremos outra edição em fevereiro.

      Excluir
  18. Seria ótimo uma maior divulgação sobre o tema, para o conhecimento de todos. Parabéns. Ótima explanação

    ResponderExcluir
  19. O resultado é preocupante em vários aspectos. Precisamos refletir e estudar mais o Espiritismo e Kardec.

    ResponderExcluir
  20. Acho preocupante essas páginas de youtube chamadas de Espiritismo Raiz. ? E os ditos médiuns de famosos. Questões políticas no meio?... isso tem q ser discutido no meio espírita...

    ResponderExcluir

O diálogo é a melhor forma de comunicação e a comunicação é o canal do conhecimento.