domingo, 17 de janeiro de 2021

A intenção de popularizar o Espiritismo será uma utopia?

 

Apesar da intenção do próprio Kardec, e dos espíritas em geral de disseminar a doutrina para todos, a realidade revela barreiras que até hoje não conseguimos vencer.


Os primeiros adeptos do espiritismo tanto na França como no Brasil foram pessoas mais esclarecidas, com mais estudo.


Segundo os Censos do IBGE, o Espiritismo no Brasil é a religião com mais adeptos de maior escolaridade e menor participação nas classes “D” e “E”.


A realidade que desponta, é que doutrina espírita sendo filosofia e ciência com consequências morais, não é fácil de se aprender, pois, também está ligada a outras ciências e filosofias, necessitando de uma base de instrução para sua compreensão.


O esforço para difundir o conhecimento espírita corretamente estruturado, esbarrará no risco de desvirtuamento e no aumento do sincretismo já existente.


A saída seria difundir apenas ideias, mas essas estariam isoladas e facilmente se agregariam a outras crenças, distorcendo o seu verdadeiro sentido na doutrina.


Talvez, por isso, o Espiritismo no Brasil venha se propagando quase que exclusivamente de forma religiosa, enfatizando sua comunicação no amor ao próximo, baseada nos evangelhos. Mesmo assim, o público que atingiu é das classes “A”, “B” e “C”.


No passado tivemos tentativas bem-intencionadas de traduzir o Evangelho Segundo o Espiritismo e O Livro dos Espíritos em linguagem simples, popular. Essa iniciativa, porém, demonstrou que não se pode modificar as palavras do autor sem impacto em sua verdadeira significação.


Que fazer? Aguardar o progresso do Brasil até que a maioria do povo tenha melhor educação?


Sugestões são bem-vindas!



Citações de Kardec:

(...) é precisamente na classe ilustrada que o Espiritismo faz maior número de prosélitos, isto em todos os países (...). O que é o Espiritismo (1859).

(...) conta entre seus adeptos sábios de toda ordem, que se propaga de preferência nas classes mais esclarecidas (...). O que é o Espiritismo (1859).

Até o presente, seus prosélitos estão nas primeiras classes da sociedade, entre as pessoas esclarecidas, os homens de saber e de raciocínio (...). Revista Espírita 1858

Em geral, é nas classes médias que o Espiritismo conta mais adeptos. Revista Espírita 1869.

10 comentários:

  1. Seria elitismo afirmar que Espiritismo não é para a massa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se nos dispormos a estudar com todos que desejam, porque seria um elitismo? Temos de abrir espaço para quem quer estudar, desde que queira estudar o que estudamos e não outra coisa, Daniel.

      Excluir
    2. Não observo por este ângulo,por ser " uma Doutrina científica e filosófica," é de proveito que o iniciante goste de lê e pensar,atos poucos absorvidos em nossa sociedade.

      Excluir
    3. Não, está certo,pois os congressos promovidos pela USSERJ ou FEB , não são compatíveis com a classe Trabalhadora ,pois o preço é exorbitante.

      Excluir
  2. EM minha opinião, a base da divulgação do Espiritismo é ampliar as oportunidades de estudo (aprofundados), depois reorganizando-nos em entidades como Kardec ia fazer. Assim, o caminho já foi previsto por Kardec: usarmos de início as unidades de princípios e da organização. Depois poderemos evoluir para a de método!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei Satyro! Ampliar nossa capacidade de oferecer estudos em todos os níveis! Isso só pode contribuir em todos os aspectos.

      Excluir
  3. Jesus falou por parábolas e perdura até hoje. O imaginário é uma boa metodologia, é como falamos com as crianças. O que falta é bons expositores para explicar as palavras de Jesus à luz o espiritismo, do Livro dos Espíritos com todos os seus desdobramentos. LE é a base. O Evangelho a boa ação.

    ResponderExcluir
  4. Não será utopia, pois a cada dia temos o número grande de frequentadores aos centros bem como com o nosso testemunhos tem mais pessoas interessadas no conhecimento da doutrina espírita

    ResponderExcluir
  5. O estudo dos textos espíritas leva-nos a utilizar uma linguagem mais rebuscada, o que afasta o público em geral, que não é afeito a isso.
    Cabe a todos nós encontrar termos e formas outras de comunicar o saber espírita com a objetividade que o ser humano dos dias atuais cultua como sendo bom.

    ResponderExcluir
  6. A cada dia temos mais pessoas interessadas a doutrina espírita,acredito que uma linguagem mais simplificada possa aumentar o interesse pela mesma.

    ResponderExcluir

O diálogo é a melhor forma de comunicação e a comunicação é o canal do conhecimento.