terça-feira, 30 de maio de 2023

Resultados da PNP 2023 - Pesquisa Nacional para Espíritas – 9º. Edição


Encerrada no dia 1º. de maio, a PNP 2023 contou com a participação de 9.166 espíritas residentes em 909 cidades de todos os estados do Brasil.

É uma pesquisa independente que contou com o apoio de divulgação da FEB, FEEES, FEESP, FEEGO, USE e ABRADE – Associação Brasileira de Divulgadores Espíritas.

Seu objetivo é oferecer dados e indicadores para auxiliar as ações de comunicação e de gestão das instituições espíritas e servir de subsídios para a reflexão dos espíritas com relação ao desenvolvimento de seu próprio potencial como espírita e das possibilidades de melhoria das atividades dos Centros Espíritas.

Esses resultados devem ser baixados pelos espíritas para análise, preferencialmente conjunta na casa que participam, para validar a pertinência dos indicadores e tendências apontadas para sua realidade, de modo a subsidiar novas decisões que necessitem de ações para esclarecimento, correção e mitigação dos pontos identificados, bem como de reforçar os aspectos positivos existentes.

A primeira parte do relatório contém os resultados das 50 perguntas feitas nesta edição de 2023. Important ver nos eu final a página com o título Comentários Finais, pois ela resume os pontos de alerta e atenção para o movimento espírita. A segunda parte é constituída pelos depoimentos espontâneos dos espíritas que responderam à pesquisa. Verdadeira essência da pesquisa. Relatos da vivência dos espíritas, seus anseios, expectativas, constatações, temores e motivos de muita satisfação. A terceira parte é um anexo identificando subgrupos distintos de espíritas, por meio da técnica estatística denominada "Análise de Clusters". Vale a pena verificar em que grupo o leitor se enquadraria.

Boa análise para todos com os votos de que essa pesquisa seja útil e traga bons resultados a todos os espíritas, todas as instituições e ao próprio desenvolvimento da Doutrina.!

 

Baixe o relatório de todos os resultados em pdf, contendo 120 páginas, incluindo as observações, críticas e sugestões dos respondentes. Acesso pelo Google Drive - Documentos.

CLIQUE AQUI

4 comentários:

  1. Bacana a iniciativa! Mas é imprescindível coletar os dados sobre de cor/raça dos respondentes. Diante do racismo estrutural que é base da nossa sociedade, esse dado poderia ajudar a entender quem é o publico do movimento espirita

    ResponderExcluir
  2. Desnecessário!!!Uma vez que para os Espíritas isto, pouco importa!!!!

    ResponderExcluir
  3. Boa ideia da Thata, conhecer dados sobre cor e raça dos confrades.

    ResponderExcluir
  4. Suzana Maria da Silva Maia23 de dezembro de 2023 às 11:23

    Gostei muito de sua página. Penso que devemos tentar conquistar os jovens. Sou contra fazer palestras híbridas, pois não vai ninguém presencialmente. Tudo fica muito frio e as pessoas se desinteressam

    ResponderExcluir

O diálogo é a melhor forma de comunicação e a comunicação é o canal do conhecimento.