sábado, 17 de maio de 2025

"Ter Jesus no Coração"

 

Criada pelo ChatGPT 2025

"Jesus no Coração" ou Consciência nas Leis Divinas?
Uma Reflexão Espírita

Por que tanto se repete, entre os espíritas, que “precisamos de mais Jesus em nossas vidas”? “precisamos amar Jesus”?

Qual o real sentido dessa afirmação e por que ela pode, em certos casos, destoar da proposta espírita?

Vivemos em um contexto religioso ainda fortemente marcado por séculos de cristianismo dogmático, em que a figura de Jesus foi elevada à condição de divindade. Muitos espíritas, mesmo sem perceber, reproduzem fórmulas emocionais como “ter Jesus no coração”, “sentir Jesus mais perto” ou “viver carência de Jesus”, sem considerar o que essas expressões significam à luz da doutrina codificada por Allan Kardec.

 

Jesus: o Modelo, não o Criador

No Espiritismo, Jesus é um Espírito Puro — o mais elevado na escala didática construída por Kardec. Ele é nosso guia moral, não um deus a ser adorado. Sua missão foi vivenciar as Leis Divinas com perfeição, para servir-nos de exemplo. Não exige adoração, rituais ou exaltações.

Assim, frases como “ter Jesus no coração” devem ser compreendidas simbolicamente. O que nos falta, na verdade, não é Jesus em si, mas consciência moral que se desenvolve de dentro para fora. O Espiritismo não se fundamenta em emoções vagas, mas no conhecimento racional das Leis de Deus e na reforma íntima construída com esforço contínuo.

 

A Moral de Jesus é Universal — mas não exclusiva

O Espiritismo é uma filosofia espiritual de base científica, que reconhece em Jesus expoente exemplar da moral divina, sem exclusividade histórica ou cultural. Grandes mestres como Buda, Lao-Tsé, Ramakrishna, Zoroastro, Sócrates e muitos outros também ensinaram sobre as leis de amor, justiça e caridade.

Portanto, dizer que “a solução para a humanidade é ter mais Jesus” pode ser bem-intencionado, mas carrega o risco de limitar o pensamento espírita a uma emoção descontextualizada e a uma visão religiosa tradicional, pouco conectada ao tripé ciência-filosofia-moral.

 

Jesus não precisa ser defendido nem bajulado

Outra preocupação comum entre alguns espíritas é que, ao não mencionar Jesus com frequência, poderíamos estar “diminuindo” sua importância.

Mas pensemos: um Espírito Puro se ofenderia por não ser citado?

É razoável imaginar que Jesus precise de defensores, títulos ou reverências para manter sua autoridade moral?

Na verdade, quanto mais evoluído é o Espírito, mais compreende a ignorância alheia e menos exige reconhecimento. A verdadeira fidelidade a Jesus está em viver os seus ensinamentos, não em repetir o seu nome como um mantra.

 

A Ética Espírita: raciocínio a serviço da moral

O Espiritismo propõe a elevação moral por meio da razão. Isso significa que devemos:

Estudar as Leis Divinas,

Buscar as causas que justificam o bem,

Trabalhar a consciência,

Exercitar o pensar e o agir baseado no bem,

Transformar o mal (ignorância, imaturidade) por escolha lúcida e não por medo ou emoção religiosa.

Jesus reforçou essa moral. Não foi o primeiro nem será o último a fazê-lo, mas seu exemplo nos toca profundamente. E é isso que devemos preservar — não como culto, mas como inspiração consciente.

Assim: menos sentimentalismo e mais coerência doutrinária.

Você não precisa amar Jesus, mas respeitar, admirar, seguir seus ensinamentos e refletir sobre as razões profundas de cada atitude moral.

Substituir o entendimento racional das Leis por fórmulas sentimentais pode agradar aos ouvidos, mas esvazia a proposta espírita de transformação consciente.

Ter Jesus no coração, sim — mas como consciência clara do bem, e não como figura mística que preenche um vazio emocional.

Você também observa essa tendência no movimento espírita? Como acredita que podemos estimular uma vivência mais racional e fiel aos princípios da doutrina? Deixe seu comentário. Vamos refletir juntos!

2 comentários:

  1. Concordamos plenamente con su parecer y quizás el de muchísimos Espiritas que venimos observando esta infiltración religiosa en el movimiento Espirita. Desde sus estatutos, las asociaciones Espiritas se inscriben como “organización religiosa”, no como “organización filosófica”. Esto implica, consecuentemente, la creación de verdaderos grupos religiosos “jesuisticos” “espiritistas” (cultos); con sus rituales de pase, y, claro está, sus respectivas imágenes religiosas. Por otra parte, se deja de lado el estudio profundo de su Filosofía, la Filosofía espírita contenida en las obras exclusivas de Kardec y algunos pensadores clásicos. Esta onda, viene tergiversando las bases del Espiritismo como corriente filosófica para la “reforma moral” (palabras de Kardec) del individuo y por ende de la sociedad humana como un todo (ambos planos).

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    1. É uma linha de pensamento que possui forte embasamento. Muitos assim pensam e temos liberdade de pensar respeitando a posição de todos. A forma essencialmente religiosa obstrui o fluxo do pensamento racional, que é o alicerce da Doutrina Espírita. Isso não significa ausência de sentimentos, mas a prevalência da razão.

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