quinta-feira, 17 de julho de 2025

Análise por Estados - PNE 2025


Introdução

Este relatório apresenta uma leitura analítica dos dados coletados na Pesquisa Nacional Espírita 2025 (PNE 2025), com recorte especial para os estados de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Minas Gerais (MG), Bahia (BA), Paraíba (PB), Pernambuco (PE), Espírito Santo (ES), Goiás (GO) e o Distrito Federal (DF). A escolha por esses nove territórios deve-se exclusivamente ao maior volume de respostas obtidas, o que permite uma base estatística mais robusta para comparações significativas.

A separação por estados — ao lado de uma média nacional (BR) e da média geral dos participantes (Part.) — permite perceber com mais clareza os padrões, desafios e singularidades de cada região. Essa abordagem revela tendências regionais e comportamentos específicos que, se analisados com atenção, favorecem o planejamento de ações mais eficazes por parte de dirigentes, trabalhadores e instituições do movimento espírita local e nacional.

A análise comparativa também facilita a identificação de áreas que precisam de fortalecimento, bem como boas práticas que podem ser compartilhadas entre os estados. Por meio da observação dos indicadores regionais, é possível desenvolver propostas realistas e contextualizadas, seja para modernização das práticas, acolhimento de novos públicos ou aprimoramento do trabalho voluntário.

É importante destacar que, embora outros estados também tenham contribuído com respostas importantes para a PNE 2025, a quantidade obtida nesses nove recortes geográficos foi decisiva para que se pudesse realizar esta análise com consistência e validade comparativa. Dessa forma, este relatório não tem por objetivo representar a totalidade do país de forma uniforme, mas oferecer um panorama aprofundado com base na expressividade dos dados disponíveis.

Ao revelar contrastes e convergências entre esses estados e o cenário nacional, este estudo busca contribuir com subsídios concretos para reflexões, decisões estratégicas e novos projetos para o presente e o futuro do movimento espírita brasileiro.

Para o download, CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O diálogo é a melhor forma de comunicação e a comunicação é o canal do conhecimento.