quinta-feira, 29 de maio de 2014

Enfrentando a depressão

Subsídios que podem auxiliar a reduzir ou mesmo suprimir a depressão.

Este é um artigo com impressões pessoais e não científicas. Algo como autoajuda que me auxiliou bastante a enfrentar a depressão quando sofri sua influência há cerca de 20 anos e continua me ajudando a preveni-la.

É curioso constatar que eu pensava que sabia o que era depressão. Pensava que era uma tristeza mais forte. Porém, somente depois de realmente passar por ela é que constatei que tinha uma impressão equivocada. Embora a tristeza esteja presente, outras sensações desagradáveis entram em jogo, como apatia, alguma interferência na concentração e condução de raciocínios. É difícil descreve-la uma vez que ela se apresenta com características diferentes para cada pessoa.

De modo geral podemos definir como uma mistura de perda da percepção de futuro bom ou razoável (pessimismo), com uma sensação de impotência, dificuldade de decidir e agir e uma tristeza provocando abatimento geral.

Não é algo novo, como um vírus que penetra em nosso organismo, mas é algo que trazemos conosco na mente do espírito, resultado de dores e sofrimentos antigos. Ela é despertada por algum estímulo externo e se desenvolve quando há vulnerabilidade espiritual refletindo no comportamento emocional.

Sua prevenção pode ser exercitada pela manutenção de pensamentos otimistas e de esperança no futuro. Crer em um Deus realmente bom e infinitamente superior ao homem. Que não criou a vida sem propósitos superiores. Que criou leis naturais que assegurarão a evolução de todos os seres e a conquista cada vez maior de níveis de bem estar e felicidade. Que as dores e sofrimentos devem ser evitados, mas ante sua impossibilidade podemos usar a lógica para crer que sempre existirá uma causa definida e um objetivo de melhorar o homem.

Dificultamos sua visita fortalecendo nosso lado espiritual, exercitando a empatia e se esforçando para ver os aspectos positivos em todas as pessoas. Ler bons livros, ver bons filmes e agir para o bem comum também contribuem. Conversar com amigos é muito importante. Para os mais chegados um desabafo, para os demais um bate papo sobre coisas triviais carregado de alegria.

Uma vez despertada em nós, a depressão parece se fortalecer rapidamente exigindo cada vez mais esforço para controlá-la. Por isso, não podemos permitir que um pensamento ou sentimento negativo venha a se estabelecer, pois ele cria raízes e se multiplica minando nossas forças.

Buscar tratamento médico é imprescindível e não é vergonha para ninguém. Enfrente a depressão de frente. É preciso lutar ininterruptamente. É uma luta mental e um esforço enorme para controlar sentimentos de pesar, além de uma busca incessante de coisas que possam gerar alegria e esperança.

Agora, se você já está com depressão ou tem medo de vir a ter, tenha certeza que pode enfrentá-la e vencê-la. Milhões de pessoas no mundo já tiveram a depressão e não tem mais. Algumas prolongam um pouco mais essa convivência, mas certamente não será o seu caso já que está interessado e se municiando de informações a respeito. Prossiga sua jornada com confiança. Junte o que você leu com todo o conhecimento que possui e crie uma estratégia personalizada para enfrentar e vencer a dita cuja.